quarta-feira, 27 de agosto de 2014

OS NARRADORES DE JAVÉ

Resenha do filme NARRADORES DE JAVÉ

Nome do filme: Narradores Javé
Diretor do filme:  Eliane Caffé
Gravadora:  Bananeira Filmes / Gullane Filmes / Laterit Productions
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 100 minutos

Tema: Patrimônio, cultura e cidadania

Contextualização: O filme se passa em meados da década de 90

Objetivo: valorizar a cultura e a memoria local e como são importantes na historia de um povoado. Durante a narrativa é bastante visível como cada narrador um puxava a parte do protagonismo da historia pro seu lado, geralmente familiares, e como a historia mudava conforme cada pessoa contava.

Protagonista: Antonio Biá
Um pouco sobre o filme


Uma ameaça que surge inesperadamente compromete a própria existência e a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode acabar inundada sob as águas devido a construção de uma enorme usina hidrelétrica. 

Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma estratégia um pouco fora do normal, decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heroicos de sua história, algo que funcione como uma '' prova cientifica '' para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores não são alfabetizado. A primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias. 

Assim eles encontram  Antônio Biá,  o único do vilarejo que sabe ler e escrever, porém como cada um quer impor sua versão da historia e dar uma tonalidade a parte sobre sua família e como eles fizeram parte da cultura e historia local.

Ainda assim  acaba  que Biá não escreve nada, e por fim é exilado da cidade pelo fato de a cidade poder encontrar um futuro fim por sua causa.


Assista o trailer aqui:


Alunos: Pedro, Breno, Suleine, Jefferson e Arthur