sábado, 18 de abril de 2015

PROJETO DE MONITORES SOCIOAMBIENTAIS DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS

Esse projeto visa buscar a preservação do Parque nacional da chapada dos veadeiros que é considerado patrimônio natural da humanidade pela UNESCO através de ações de conscientização, e de estudos diversificados sobre assuntos que englobam, em diversos aspectos, o PNCV. 

Esse projeto possui uma grande importância para a comunidade e para esta Unidade de conservação que tem grande importância biológica devido à presença de grande biodiversidade, contando com muitas espécies endêmicas.

Por meio da formação de monitores socioambientais será possível obter notáveis benefícios para cidade e para a população, visto que o projeto tem também como objetivo de envolver a população a fim de: aumentar os índices de conhecimento e de visitação na área do parque nacional; obter índices de satisfação que irão ajudar a aprimorar o planejamento no PNCV; conseguir obter melhorias na qualidade da visitação e na qualidade de vida dos moradores e também aumentar o desenvolvimento socioambiental.

O projeto ainda possui objetivos específicos na formação dos monitores socioambientais como a: 


  • integração da comunidade e de atividades ambientais no projeto
  • disseminação de informações e o conhecimento sobre a população; 
  • monitoramento de índices de visitação e da experiência dos visitantes e também o monitoramento dos resíduos sólidos na vila de são Jorge;
  • desenvolvimento de habilidades e conhecimentos dos monitores socioambientais através de aulas que envolvem temas ambientais e atividades de leituras e interpretação de textos; 
  • divulgação dos resultados do projeto em seminários e conferências ambientais; e,
  • ainda o aprimoramento do raciocínio e do conhecimento dos monitores socioambientais através da realização de atividades como relatórios e redações.

A equipe de monitores socioambientais conta com 10 alunos bolsistas do Centro UnB Cerrado que foram selecionados a partir do interesse e do perfil acadêmico, e a sua formação tem ocorrido através dos métodos já descritos acima. 

Além destas atividades, os alunos ainda receberão diversificadas aulas sobre: legislação ambiental básica, unidades de conservação e noções básicas de informática com a realização de trabalhos de tabulação e organização de dados no Microsoft Excel. Os alunos também se aprofundaram em temas já vistos que possuem grande importância como: código florestal brasileiro, sucessão ecológica, aulas de biologia, ecossistemas, e também diversos estudos sobre o bioma cerrado que é predominante na região.

Para nossa equipe, esse projeto tem uma enorme importância para nossa cidade, e para esses jovens bolsistas que irão adquirir informações de qualidade e também irão receber uma noção adequada do espaço onde vivem e da importância que este espaço possui e aprenderão desde já a cuidar e preservar a natureza. 

No projeto são trabalhados valores que a própria equipe determinou. São eles: Amor, Respeito, Seriedade, Comprometimento e Paciência.  Assim, o projeto também é responsável não só por formar monitores socioambientais mas também está formando cidadãos responsáveis, capacitados, ecologicamente corretos e com princípios e valores elevados e muito importantes. 


Saída de campo - by Isabela Gotinjo



Autor: Bruno Virgínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário