Esse projeto visa buscar a
preservação do Parque nacional da chapada dos veadeiros que é considerado
patrimônio natural da humanidade pela UNESCO através de ações de
conscientização, e de estudos diversificados sobre assuntos que englobam, em
diversos aspectos, o PNCV.
Esse projeto possui uma grande importância para a comunidade e para esta Unidade de conservação que tem grande importância biológica devido à presença de grande biodiversidade, contando com muitas espécies endêmicas.
Esse projeto possui uma grande importância para a comunidade e para esta Unidade de conservação que tem grande importância biológica devido à presença de grande biodiversidade, contando com muitas espécies endêmicas.
Por meio da formação de monitores socioambientais será possível obter notáveis benefícios para cidade e para a população, visto que o projeto tem também como objetivo de envolver a população a fim de: aumentar os índices de conhecimento e de visitação na área do parque nacional; obter índices de satisfação que irão ajudar a aprimorar o planejamento no PNCV; conseguir obter melhorias na qualidade da visitação e na qualidade de vida dos moradores e também aumentar o desenvolvimento socioambiental.
O projeto ainda possui objetivos
específicos na formação dos monitores socioambientais como a:
- integração da comunidade e de atividades ambientais no projeto;
- disseminação de informações e o conhecimento sobre a população;
- monitoramento de índices de visitação e da experiência dos visitantes e também o monitoramento dos resíduos sólidos na vila de são Jorge;
- desenvolvimento de habilidades e conhecimentos dos monitores socioambientais através de aulas que envolvem temas ambientais e atividades de leituras e interpretação de textos;
- divulgação dos resultados do projeto em seminários e conferências ambientais; e,
- ainda o aprimoramento do raciocínio e do conhecimento dos monitores socioambientais através da realização de atividades como relatórios e redações.
A equipe de monitores
socioambientais conta com 10 alunos bolsistas do Centro UnB Cerrado que foram
selecionados a partir do interesse e do perfil acadêmico, e a sua formação tem
ocorrido através dos métodos já descritos acima.
Além destas atividades, os alunos ainda receberão diversificadas aulas sobre: legislação ambiental básica, unidades de conservação e noções básicas de informática com a realização de trabalhos de tabulação e organização de dados no Microsoft Excel. Os alunos também se aprofundaram em temas já vistos que possuem grande importância como: código florestal brasileiro, sucessão ecológica, aulas de biologia, ecossistemas, e também diversos estudos sobre o bioma cerrado que é predominante na região.
Além destas atividades, os alunos ainda receberão diversificadas aulas sobre: legislação ambiental básica, unidades de conservação e noções básicas de informática com a realização de trabalhos de tabulação e organização de dados no Microsoft Excel. Os alunos também se aprofundaram em temas já vistos que possuem grande importância como: código florestal brasileiro, sucessão ecológica, aulas de biologia, ecossistemas, e também diversos estudos sobre o bioma cerrado que é predominante na região.
No projeto são trabalhados valores que a própria equipe determinou. São eles: Amor, Respeito, Seriedade, Comprometimento e Paciência. Assim, o projeto também é responsável não só por formar monitores socioambientais mas também está formando cidadãos responsáveis, capacitados, ecologicamente corretos e com princípios e valores elevados e muito importantes.
Saída de campo - by Isabela Gotinjo
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