Comprar, jogar fora, comprar: A História Secreta da Obsolescência Planejada
Gravadora: Arte France, Televisión Spañola, Televisión de Catalunya
Estilo do filme: Documentário
Duração: 52min 18sec
Data de lançamento: 2011
Assista o trailer
O filme se passa em diversos locais como França, Estados Unidos, Europa, dentre outros países. O documentário vai desde a criação da primeira lâmpada até a data lançamento do filme. O tema tratado mostra como as empresas influenciam no consumismo e no ciclo da obsolescência planejada.
Tem como objetivo mostrar o lado oculto das grandes empresas que tenta nos governar por meio de seus produtos frágeis, forçando-nos a aumentar o desejo de consumir.
No documentário foram entrevistadas algumas pessoas, dentre elas: Lynn Owens (presidente do comitê da lâmpada), Marcos (um consumidor que tem problemas com sua impressora e tentando resolver o problema descobre a verdade oculta), Helmut Höge (um historiador que investiga sobre as lâmpadas e sua fabricação), Warner Philips (bisneto dos fundadores da empresa Philips que conta a historia da fundação da empresa de sua família), Mike Gurman (técnico de informática que tenta ajudar Marcos a solucionar o problema de sua impressora), Boris Knuf (designer industrial que explica como funciona a criação de produtos que tem a obsolescência), Serge Latouche (professor de economia que estuda o funcionamento da obsolescência), Marcos López (técnico em informática que explica o funcionamento do chip da impressora de Marcos), Elizabeth Pritzkar (advogada que ajudou no processo contra a apple), CaseyNeist (cidadão que entrou com uma ação contra a Apple), Mike Anene (ativista ambiental), Vitaliy Kiselev (programador informático que criou um “Freeware” para ajudar com o problema das impressoras) Jhohn Thackara (diretor da “ Door of Perception” que conta um pouco da historia da fabricação de lâmpadas).
Quem nunca quis descobrir os grandes segredos por trás das grandes empresas, algo que nos impulse a consumir desenfreadamente, “por que os produtos de hoje tem a duração muito menor do que os de antigamente?”. No documentário é mostrada uma lâmpada de mais de 100 anos que comprova que a duração das lâmpadas de hoje poderiam ser muito maior, não só as lâmpadas, mas muitos outros produtos têm seu tempo de vida útil reduzido, por que será?
Opinião sobre o filme: É um filme muito interessante, pois retrata um fato oculto a muitas pessoas e nos faz refletir sobre uma possível alienação por trás das grandes marcas e pequenos (ou grandes) produtos.
By Jefferson T., Jefferson C., Arthur, Sulene, Pedro, Breno.
obg!
ResponderExcluir