segunda-feira, 13 de outubro de 2014

IV FEIRA DE SEMENTES E MUDAS DA CHAPADA DOS VEADEIROS

             Feira de Sementes de 2014


Ocorreu na cidade de Alto Paraíso de Goiás, a quarta edição da Feira de Sementes e Mudas, com a  participação do Centro UnB Cerrado e a Cooperativa Frutos do Paraíso.

Oficina com sementes silvestres do cerrado com Mauro Alves no Instituto Oca Brasil.


Participantes no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros preparando para fazerem um reflorestamento da área com mudas nativas.


Tutora Selma Bernades e os componentes do Projeto Cozinha Escola. 

Nesta edição da Feira o grupo do Projeto Cozinha Escola também participou, levando como proposta a degustação de receitas naturais e saudáveis que foram sendo desenvolvidas nas oficinas do Projeto durante o decorrer do primeiro semestre.



A prof. Livia Penna conjuntamente com as tutoras Amanda Torres, Cristiane Meirelles e Selma Bernades, elaboraram receitas de  pratos saudáveis e bastante nutritivos  que foram servidos a todos que estiveram na feira participando tiveram a oportunidade de degustar.


Foram feitos por alunas da equipe, cartazes dos dez passos para se ter  uma alimentação saudável que foram colocados  juntamente com o banner do nosso projeto. Os visitantes puderam visualizar e saber um pouco da importância desses dez passos para seus hábitos alimentares além de adquirirem mais conhecimentos sobre o tema.

                                                                                                          
No evento estiveram presentes representantes  do poder público, ONGs, estudantes e pesquisadores de diversos estados brasileiros  que vieram conhecer o trabalhos dos expositores que eram  agricultores familiares, assentados da reforma agrária e pequenos produtores de 10 municípios da Chapada dos Veadeiros e entorno: Alto Paraíso, Brasília, Campos Belos, Cavalcante, Colinas do Sul, Goiânia, Luziânia, Monte Alegre, Nova Roma, São João d'Aliança, Taguatinga, Teresina de Goiás, além de representantes 



Pessoas que tem consciência do valor das sementes, que sabem da sua importância para que a população conquiste sua soberania alimentar, e que buscaram na feira novos conhecimentos sobre as sementes.  Além de se divertirem com as atividades propostas, oficinas e saídas de campo.


Representantes do poder público, ONGs, estudantes e pesquisadores de vários estados estavam no evento e participações especiais como a  roda de capoeira Angola com o Prof Fabrício e o grupo do maracatu que animou geral o pessoal que estava presentes.





Roda feita pelo grupo do Maracatu Leão do Cerrado.
Foto Guilherme Albuquerque.
                                                                                                            Crianças, jovens, adultos fizeram parte dessa feira, onde compartilharam saberes e emoções que serão lembradas dentro de  seus corações. 



Crianças interessada num estilo de vida mais sustentável.


Os participantes do Projeto Cozinha Escola, além da degustação apresentaram a nova proposta do grupo que está sendo desenvolvida   na escola Ana Carvalho Aguiar, onde estarão colocando em prática o que aprenderam com a Professora Lívia Penna e as demais tutoras ano.



A Feira de troca de mudas e sementes vem a cada ano ficando cada vez melhor, sendo por tanto um acontecimento de grande sucesso.




Participantes que estavam na feira.


TELMA GABRIELLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário