segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

OFICINA DE PERMACULTURA

No dia 04 de dezembro de 2014 os alunos do Programa de Bolsas tiveram a sua a última aula. Eles foram convidados a participar da Oficina de Permacultura, realizada na   Fundação Internacional de Capoeira Angola - FICA.

Fomos recebidos pelo Cinézio Feliciano Peçanha, o então  Mestre de  Capoeira  Cobra Mansa,  junto com o treinel  Fabricio L. R  Brito. O grupo de bolsistas foi acompanhado pela tutora Sônia e lá estavam presente a  Cristiane - da escola Gerson, o Max - Venezuelano  e o Joel.

No inicio foram tratados assuntos teóricos ligados a Permacultura,  foi falado sobre a sustentabilidade  do planeta,  e também  do desenvolvimento sem prejudicar  o meio ambiente e dos princípios da permacultura.


O mestre Cobra Mansa explicando sobre permacultura. Foto; Maria da Conceição.

http://permacultureprinciples.com/pt/pc_principles_poster_pt.pdf

http://permacultureprinciples.com/pt/pc_principles_poster_pt.pdf


PARTINDO PARA A AÇÃO

Na parte prática os participantes da oficina realizaram teve um poda do Pé de amora, utilizando  a  matéria orgânica da poda para cobrir o solo e adubar as plantas, foram usadas também pedras para demarcação do jardim que será refeito ao redor do lugar.

Ao final o Cobra Mansa nos perguntou o que aprendemos  nesta oficina e o que levaríamos para ser feito em nossa vidas no dia-dia.






Estudante do Centro UnB recolhendo pedras para serem colocadas no jardim.Fot; Kiara.



 Alunos do Centro UnB Cerrado e tutora Sônia junto  com o  senhor Joel, repicando a matéria orgânica ( olhas e galhos da amora) para ser colocado sobre o solo. Foto: Kiara
O Max tranportando as pedras para o local a ser destinado, Foto: Kiara.


Todos participando da parte prática da permacultura, Foto: Kiara.

O treinel Fabricio recolhendo pedras para serem posta no jardim, Foto: Kiara.
Estudantes do Projeto Cozinha Escola, o Mestre Cobra Mansa, o treinel Fabricio Brito, Cristiane Pereira, O max, o Joel, Foto: Telma Gabrielle.

Mestre Cobra Mansa Foto: Telma Gabrielle.


Por Telma Gabrielle R. Paulino










Nenhum comentário:

Postar um comentário