quarta-feira, 21 de maio de 2014

GRUPO SOCIOCULTURAL APRESENTA SUAS PESQUISAS MO DIA 17 DE MAIO

O grupo sociocultural pesquisou sobre a criação de Alto Paraíso. A pesquisa foi muito bem elaborada e continha a história dos índios Avá-canoeiros, Crixás, Goyazes, Xavantes e os Cayapós. 

Durante às pesquisas o grupo descobriu que os Bandeirantes, por volta de 1592, abriram as primeiras trilhas aqui na Chapada. 

A pesquisa continha também a história da Coluna Prestes, caminhada que atravessou o estado de Goiás, no ano de 1925 considerada uma das maiores marchas no período de 1924 e 1927 o líder era Luiz Carlos Prestes, que também liderou a Marcha, e pregou a reforma politica e social, em oposição ao presidente Arthur Bernades.

Descobriu-se também que a Missão Cruls também esteve na região. Em 1892, o presidente Floriano Peixoto formou a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, que ficou conhecida como Missão Cruls e demarcou a localização atual de Brasília.

Após a apresentação das pesquisas   as professoras Tânia e Regina, que estavam presentes, disseram  o que era preciso acrescentar  a apresentação para ficarem mais elaboradas mais dados sobre a Coluna Prestes e também sobre a Missão Cruls.

As professoras perguntaram aos alunos se nós havíamos aprendido alguma coisa sobre a história de Alto Paraíso na escola, nós respondemos que não e também falamos que a realização da pesquisa foi muito difícil, pois não encontramos muitas informações e as que encontramos muitas vezes não pareciam confiáveis. Também não encontramos fotos na internet de Alto Paraíso antigamente. 

Tânia e Regina falaram  então  sobre a ideia de criar uma cartilha  contendo a historia de Alto Paraíso, sua criação e dificuldades, as cartilhas depois de prontas seriam distribuídas nas escolas do município.

  
    


   




Também foi apresentado o mapa do consumo. O mapa do consumo tinha como objetivo mostrar como os celulares, pneus e óleo de soja são descartados , quem são seus principais produtores, seus principais consumidores e formas de reaproveitamento ou reciclagem. Para realizar esta atividade de pesquisa, fizemos nossa 1ª saída de campo, por sugestão do colega Breno, que falou de local em frente a borracharia no setor Planalto, que tinha uma grande quantidade de pneus jogados a céu aberto, a equipe foi até o local e tirou várias fotos que foram colocadas na apresentação, ilustrando e trazendo a pesquisa para dentro dos limites da nossa realidade local e mostrando que precisamos estar sempre nos mobilizando, pois os pneus acumulados são excelente para acumular água da chuva e favorecer a proliferação do mosquito da dengue, prejudicando a toda a comunidade.



texto coletivo escrito por todo o grupo sociocultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário