Por causa da fragmentação do ambiente os animais que precisam de um grande espaço para se reproduzir e para viver, acabam sofrendo e podem até ficar ameaçados de extinção e, a solução mais prática encontrada foi o corredor ecológico ou corredor de biodiversidade.
Link da imagem AQUI |
Os corredores ecológicos consistem em áreas que interligam unidades de conservação, também são muitos importantes para facilitar o fluxo gênico de determinadas espécies que precisam desse fluxo para evitar a proliferação de doenças genéticas. Estes corredores são geralmente idealizados entrecortando áreas fragmentadas cujo objetivo é conectar estas a áreas preservadas. Os corredores ecológicos também evitam que os animais morram em estradas ou áreas agrícolas.
Link da imagem AQUI
|
Os animais não utilizarão os corredores de imediato, mas com o passar do tempo os amimais aprenderão a utilizar o corredor. Um exemplo disso é a onça que precisa de no mínimo de 100 mil hectares para transitar e quando o ambiente fica fragmentado prejudica muito sua capacidade de
sobrevivência. Para esta espécie, os corredores são uma ótima solução para este problema.
Autores: Felipe Szervinsks D. Ferreira , Yanni F. Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário