sexta-feira, 4 de abril de 2014

AULA: ECOSSISTEMA


 O que é um ecossistema?

Aprendemos com a professora Isabella a definição de ecossistema, que é um sistema ecológico constituído por todos os organismos em uma área do ambiente físico, com o qual eles se interagem. Pertencem ao ecossistema dos menores aos maiores seres vivos, e ainda os elementos não vivos.

Imagem AQUI

O que é nicho ecológico?

Nicho é o papel ecológico ocupado pelos organismos dentro de um ecossistema. Um exemplo é o da minhoca, elas arejam o solo e se alimentam de matéria orgânica e a transformam em húmus (adubo), ajudando a reciclagem de nutrientes importantes.

O que é um habitat?

Habitat é o espaço onde seres vivos vivem, e se desenvolvem. Habitat não se limita somente a uma espécie de animal, podem ser várias espécies convivendo em um mesmo um mesmo habitat. Exemplo: a onça e o tamanduá que habitam o cerrado.

Cadeia alimentar

O equilíbrio ecológico depende diretamente da interação, das trocas e das relações que os seres vivos estabelecem entre si e com o ambiente.

A cadeia alimentar é formada por uma teia de organismos qual está indicado quem se alimenta de quem. Por exemplo:

Imagem AQUI

Os Biomas

Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Tipos de biomas:

Imagem AQUI

Caatinga – presente na região do sertão nordestino (clima semi-árido), caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos. Há também a presença de ervas e cactos.

Cerrado – este bioma é encontrado nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Com uma rica biodiversidade, caracteriza-se pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas. As plantas possuem longas raízes para retirar água e nutrientes em profundidades maiores.

Floresta amazônica – é considerada a maior floresta tropical, do mundo com uma rica biodiversidade. Está presente na região norte (Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Amapá, Maranhão e Tocantins). É o habitat de milhares de espécies vegetais e animais. Caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras (floresta fechada). Como o clima na região é quente e úmido, as árvores possuem folhas grandes e largas.

Mata Atlântica – neste bioma há a presença de diversos ecossistemas. No passado, ocupou quase toda região litorânea brasileira. Com o desmatamento, foi perdendo terreno e hoje ocupa somente 7% da área original. Rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais. A floresta é fechada com presença de árvores de porte médio e alto.

Pantanal – este bioma está presente nos estados de Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul. Algumas regiões do pantanal sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas. Presença de gramíneas, arbustos e palmeiras. Nas regiões que sofrem inundação, há presença de árvores de floresta tropical.

Pampas  Ecologicamente, é um bioma caracterizado por uma vegetação composta por gramíneas, plantas rasteiras e algumas árvores e arbustos encontrados próximos a cursos d'água, que não são abundantes.



   Fonte AQUI

Texto de Arthur Ramos e Jefferson Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário