quinta-feira, 26 de junho de 2014

quarta-feira, 25 de junho de 2014

A HISTÓRIA DE ALTO PARAÍSO


Pesquisa realizada pelo grupo do Sociocultural

VISITA A QUINTAIS ANTIGOS DA COMUNIDADE I

Quintal do Sr. Edinor

Nos dias 8/5/2014 e 11/06/2014 foram realizados as visitas ao quintal do Sr. Edinor. Ao chegarmos lá fomos bem recebidos e com sua autorização fizemos um passeio pelo quintal. Observamos que nele existia uma grande diversidade de árvores frutíferas, medicinais, ornamentais além de hortaliças.
Banco Genético do Quintal do Sr. Ednor

Diversidade no Quintal do Sr. Edinor

   
A visita que fizemos ao quintal do Sr Edinor foi uma grande experiência, pois tivemos a oportunidade de conhecer um dos quintais mais antigos de nosso município e experimentar as delicias cultivadas no quintal, como: Fruta do Conde, Mexerica Pocam, Mexerica fofoqueira, Nozes Brasileira e Cajá-manga.


Mexerica Ponkan

O Sr. Edinor conta com ajuda do Sr. José (conhecido como Lopez), Lopez foi um espécie de guia, nos guiou por todo o quintal, e tinha grande alegria em falar sobre cada plantinha que ele cultivava. Nesse passeio observamos que todos nós podemos ter um quintal produtivo, basta termos conhecimento, força de vontade e a chave principal: o amor.  <3

Alunos (as): Fernanda De Paula, Manoel Xavier, Ítalo Rodrigues 

VISITA A QUINTAIS ANTIGOS DA COMUNIDADE II

Quintal da Dona Ana

Foram realizadas duas visitas (08/05/2014 -11/06/2014), pelos bolsistas do projeto Quintais ao quintal da Dona Ana, fomos bem recepcionados, fizemos uma caminhada por ele, percebendo que há uma grande diversidade de ervas, hortaliças, leguminosas, árvores frutíferas como laranja (diversas variedades), mamão, abacaxi, romã, mexerica fofoqueira, pitanga, entre outras.
Banco Genético do Quintal da D. Ana
Diversidade no Quintal da D. Ana

Foram passados aos alunos grandes ensinamentos e experiências. O cuidado com a terra ainda é todo feito pelo seu Luís, cheio de vitalidade apesar dois seus 83 anos  tratando de seu grande quintal e de sua grande variedade de plantas.

Troca de Saberes
O quintal da Dona Ana sendo muito antigo nos deu oportunidade de conhecer um pouco da historia de nossa cidade. Vimos como cuidam de seu quintal e quanto há força de vontade de ambos, para a formação de um quintal cada vez mais belo.

Alunas: Licya Mariano e Yohanna Fagundes  

segunda-feira, 16 de junho de 2014

A HISTÓRIA SECRETA DA OBSOLESCÊNCIA PLANEJADA (2011)


Comprar, jogar fora, comprar: A História Secreta da Obsolescência Planejada


Gravadora: Arte France, Televisión Spañola, Televisión de Catalunya

Estilo do filme: Documentário

Duração: 52min 18sec

Data de lançamento: 2011


Assista o trailer





O filme se passa em diversos locais como França, Estados Unidos, Europa, dentre outros países. O documentário vai desde a criação da primeira lâmpada até a data lançamento do filme. O tema tratado mostra como as empresas influenciam no consumismo e no ciclo da obsolescência planejada.

Tem como objetivo mostrar o lado oculto das grandes empresas que tenta nos governar por meio de seus produtos frágeis, forçando-nos a aumentar o desejo de consumir.

No documentário foram entrevistadas algumas pessoas, dentre elas: Lynn Owens (presidente do comitê da lâmpada), Marcos (um consumidor que tem problemas com sua impressora e tentando resolver o problema descobre a verdade oculta), Helmut Höge (um historiador que investiga sobre as lâmpadas e sua fabricação), Warner Philips (bisneto dos fundadores da empresa Philips que conta a historia da fundação da empresa de sua família), Mike Gurman (técnico de informática que tenta ajudar Marcos a solucionar o problema de sua impressora), Boris Knuf (designer industrial que explica como funciona a criação de produtos que tem a obsolescência), Serge Latouche (professor de economia que estuda o funcionamento da obsolescência), Marcos López (técnico em informática que explica o funcionamento do chip da impressora de Marcos), Elizabeth Pritzkar (advogada que ajudou no processo contra a apple), CaseyNeist (cidadão que entrou com uma ação contra a Apple), Mike Anene (ativista ambiental), Vitaliy Kiselev (programador informático que criou um “Freeware” para ajudar com o problema das impressoras) Jhohn Thackara (diretor da “ Door of Perception” que conta um pouco da historia da fabricação de lâmpadas).

Quem nunca quis descobrir os grandes segredos por trás das grandes empresas, algo que nos impulse a consumir desenfreadamente, “por que os produtos de hoje tem a duração muito menor do que os de antigamente?”. No documentário é mostrada uma lâmpada de mais de 100 anos que comprova que a duração das lâmpadas de hoje poderiam ser muito maior, não só as lâmpadas, mas muitos outros produtos têm seu tempo de vida útil reduzido, por que será?

Opinião sobre o filme: É um filme muito interessante, pois retrata um fato oculto a muitas pessoas e nos faz refletir sobre uma possível alienação por trás das grandes marcas e pequenos (ou grandes) produtos.


By Jefferson T., Jefferson C., Arthur, Sulene, Pedro, Breno.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

RETORNO AO QUINTAL DA DONA GALDINA

Após a primeira visita do dia 17 abril, voltamos a casa da Dona Galdina no dia 30 de abril. Neste dia foi feito o planejamento junto com a moradora, que demonstrou muito interesse para com o projeto.

Nesse momento foi feito uma troca de saberes; A Dona Galdina passou para os bolsistas um pouco do seu vasto conhecimento, e os bolsistas passaram pra ela um pouco do que aprendem no Centro UnB Cerrado.

Os bolsista conversaram bastante com a sábia senhora, voltaram ao centro e elaboraram o croqui (desenho do projeto). 


Foto 1 - Croqui do quintal da D. Galdina

No dia 7 maio voltamos a casa da Dona Galdina mostramos a ela o croqui e apresentamos as seguistes propostas:

  • Cobertura do solo da horta e nos pés das plantas

  • Reutilização da água cinza

  • Consórcio de plantas no canteiro

  • Biofertilizante

  • Adubo orgânico

Houve um estranhamento da parte dela, pois o trabalho com práticas Agroecológicas é uma proposta nova, e bem diferente da sua vivencia com a terra, porém foi entendido por ela que essa proposta iria trazer benefícios ao seu quintal, por isso então ela aceitou com prazer desenvolver esse trabalho junto ao centro UnB Cerrado . 

O projeto foi colocado em prática; Houve um preparo da terra, os canteiros foram feitos e cobertos com matéria orgânica e as seguintes mudas foram plantadas:
       

Alface
 Rúcula
 Coentro
 Inhame
 Orégano
 Tomate
 Couve
 Quiabo
 Mostarda Roxa
 Agrião
 Hortelã

Foto 2 - Quintal antes

Foto 3 - Quintal depois


Os bolsistas e Dona Galdina fizeram o plantio das mudas de hortaliças e ervas medicinais.

O trabalho foi realizado com êxito, para ambos foi um grande aprendizado e porque não dizer uma lição de vida!



AULA COM AS PROFESSORAS TÂNIA CRISTINA CRUZ E REGINA COELLY

Todos prestando atenção na professora Regina by Lailane
Na aula do dia 7 de junho, sábado, as professoras Tânia Cruz e Regina Coelly trouxeram novas ideias para serem realizadas no segundo semestre, como por exemplo, apresentar um teatro de bonecos, criados pelos alunos do centro UnB.

Regina e Breno fazendo pose by Lailane 

A proposta seria que alguns dos alunos fizessem bonecos e contassem a história do cerrado, elas também abordaram como seriam feitos os bonecos, de papel machê, e também a proposta de que terminássemos os bonecos de espuma feitos pela turma do ano passado, sendo assim, usando roupas e outros materiais que não tenham mais utilidade e que podem ser reaproveitados de outras formas.

O professor Rafael que comandou a oficina de bonecos passada também veio para a aula, nos mostrar um pouco do seu trabalho, como exemplo, ele trouxe um boneco feito por ele de duas ''cabeças'' de papel machê. Com o seu boneco de espuma ''o homem do saco'', um boneco que a pessoa que o manejaVA vestia-o. Nos foi permitido também usar o boneco, para testá-lo.


Foto de uma de suas esculturas de madeira by Lailane

Durante a aula o assunto sobre cultura local foi muito trabalhado, e nesse contexto lembramos do Sr. José Avito que trabalha com esculturas em pedra (granito) e também madeira. Já que foi tão falado sobre ele fomos visitá-lo no final da aula para conhecermos um pouco mais do seu trabalho.


A naja de madeira com cabeça de mulher by Lailane

Ele nos explicou que o seu trabalho fluía através de um ''patrocínio'' e que aprendeu a fazer as esculturas sozinho e que já ganhou vários concursos de esculturas

  Escultura em pedre do cavalo El Halisco by Lailane

Foto de uma de suas esculturas de madeira by Lailane



texto coletivo escrito por todo o grupo