sábado, 25 de abril de 2015

PROJETO QUINTAIS

O Projeto Quintais, proposto pelos bolsistas do Centro de Estudos UnB Cerrado, tem como objetivo sensibilizar as famílias de baixa renda de Alto Paraíso a produzirem seu próprio alimento e assim obterem uma alimentação mais saudável, iniciando um processo de construção da sua segurança alimentar.

Para alcançar esse objetivo o grupo Quintais se baseará no mapeamento dos bairros Novo Horizonte, Cidade Alta e Setor Planalto realizados nos anos de 2012 e 2013 pelo grupo Futuro Verde. Nesse mapeamento, foram descobertas quais casas possuíam hortas e/ou pomares entre outras práticas de agricultura urbana.

Neste ano os alunos estão realizando nova entrevista diagnóstica nas casas dos moradores que mostraram interesse em participar do projeto. O intuito é que as pessoas compartilhem suas necessidades, seus desejos e confirmem o compromisso de assumir o que for feito em seus quintais.

Após esse primeiro contado será feito um croqui do quintal e a apresentação de uma proposta baseada em técnicas agroecológicas. Em seguida o projeto será desenvolvido em parceria com os moradores, construindo os canteiros, composteiras, etc. Serão ensinadas praticas agroecológicas como cobertura do solo com matéria orgânica, adubação verde, entre outras.

Os alunos também realizarão saídas de campo para visitar os quintais mais antigos da cidade observando a diversidade possivelmente encontrada objetiva-se diagnosticar os bancos genéticos destes locais. Outra ação importante que está sendo desenvolvida é a criação do banco de mudas para serem replantadas nos quintais participantes do projeto.

Paralelamente, as atividades práticas, do projeto serão dadas palestras, aulas teóricas e os alunos farão pesquisas que forneçam subsídios para as ações junto as famílias. Já foram desenvolvidos os seguintes estudos: Conceitos e Praticas da Agroecologia Professor Cesar Barbosa (Sat Nam),  aula sobre Agricultura Familiar Organização Produtiva e Diversidade Sustentável. Professora Nilcionir Costa (Sônia).

Todas as ações do grupo também estão sendo divulgadas no grupo do projeto no Facebook.
                                 
Cada bolsistas tem a função de pesquisar e estudar sobre o seu tema, para levar a campo seus conhecimentos.



Acesse as pesquisas clicando AQUI






Escrito por: Lycia e Diego.



sábado, 18 de abril de 2015

PROJETO DE MONITORES SOCIOAMBIENTAIS DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS

Esse projeto visa buscar a preservação do Parque nacional da chapada dos veadeiros que é considerado patrimônio natural da humanidade pela UNESCO através de ações de conscientização, e de estudos diversificados sobre assuntos que englobam, em diversos aspectos, o PNCV. 

Esse projeto possui uma grande importância para a comunidade e para esta Unidade de conservação que tem grande importância biológica devido à presença de grande biodiversidade, contando com muitas espécies endêmicas.

Por meio da formação de monitores socioambientais será possível obter notáveis benefícios para cidade e para a população, visto que o projeto tem também como objetivo de envolver a população a fim de: aumentar os índices de conhecimento e de visitação na área do parque nacional; obter índices de satisfação que irão ajudar a aprimorar o planejamento no PNCV; conseguir obter melhorias na qualidade da visitação e na qualidade de vida dos moradores e também aumentar o desenvolvimento socioambiental.

O projeto ainda possui objetivos específicos na formação dos monitores socioambientais como a: 


  • integração da comunidade e de atividades ambientais no projeto
  • disseminação de informações e o conhecimento sobre a população; 
  • monitoramento de índices de visitação e da experiência dos visitantes e também o monitoramento dos resíduos sólidos na vila de são Jorge;
  • desenvolvimento de habilidades e conhecimentos dos monitores socioambientais através de aulas que envolvem temas ambientais e atividades de leituras e interpretação de textos; 
  • divulgação dos resultados do projeto em seminários e conferências ambientais; e,
  • ainda o aprimoramento do raciocínio e do conhecimento dos monitores socioambientais através da realização de atividades como relatórios e redações.

A equipe de monitores socioambientais conta com 10 alunos bolsistas do Centro UnB Cerrado que foram selecionados a partir do interesse e do perfil acadêmico, e a sua formação tem ocorrido através dos métodos já descritos acima. 

Além destas atividades, os alunos ainda receberão diversificadas aulas sobre: legislação ambiental básica, unidades de conservação e noções básicas de informática com a realização de trabalhos de tabulação e organização de dados no Microsoft Excel. Os alunos também se aprofundaram em temas já vistos que possuem grande importância como: código florestal brasileiro, sucessão ecológica, aulas de biologia, ecossistemas, e também diversos estudos sobre o bioma cerrado que é predominante na região.

Para nossa equipe, esse projeto tem uma enorme importância para nossa cidade, e para esses jovens bolsistas que irão adquirir informações de qualidade e também irão receber uma noção adequada do espaço onde vivem e da importância que este espaço possui e aprenderão desde já a cuidar e preservar a natureza. 

No projeto são trabalhados valores que a própria equipe determinou. São eles: Amor, Respeito, Seriedade, Comprometimento e Paciência.  Assim, o projeto também é responsável não só por formar monitores socioambientais mas também está formando cidadãos responsáveis, capacitados, ecologicamente corretos e com princípios e valores elevados e muito importantes. 


Saída de campo - by Isabela Gotinjo



Autor: Bruno Virgínio

segunda-feira, 6 de abril de 2015

PROJETO SOCIOCULTURAL

Universidade de Brasília
Centro UnB Cerrado
Projeto Sociocultural

O Grupo Sociocultural do Centro UnB Cerrado tem como objetivo promover pesquisas e atividades de extensão voltadas para a valorização da memória, da cultura, do patrimônio cultural e da economia solidária na Chapada dos Veadeiros, voltadas para o desenvolvimento regional sustentável da região.

É parte dos seus objetivos específicos envolver jovens bolsistas do Centro UnB Cerrado em discussõesrelativas à memória, à cultura, ao patrimônio cultural,  à economia solidária na Chapada dos Veadeiros e mostrar a importância da memória coletiva e do patrimônio como elementos de fortalecimento da identidade local.


Atividades para 2014

A. Ações voltadas para a preservação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em parceria com a Câmara Técnica Socioambiental;

B. ECOMUSEU: memória e história do garimpo – Plano Interpretativo para trilha garimpeira;

C. ECOMUSEU: organização do acervo sobre o garimpo;

D. Ações de economia solidária em articulação com ações do ECOMUSEU;

E. Participação em Seminários e em ações de extensão do Centro UnB Cerrado ao longo do ano.