quarta-feira, 26 de março de 2014

A VERDADE DE CADA UM - CONSUMO

Ficha técnica
Documentário A Verdade de Cada Um-Consumo
Direção: Marcelo Machado
Produção: O2 Filmes
Tempo de duração: 39m 14s


Canal: National Geographic Channel (NatGeo)                



imagem do filme
A Verdade de Cada Um é uma série com vários temas que trata da opinião pessoal de cada um. Neste episódio o tema é o consumo e são entrevistadas cinco pessoas: Isabela tem 18 anos e é vendedora de roupas; Claudio e Paula são casados e donos da empresa Morada da Floresta voltada para a sustentabilidade; Jorge Koho Mello é monge budista, professor de aikidô e divulgador do movimento Simplicidade Voluntária no Brasil e no mundo; Cláudio Diogo é um palestrante que ensina a vender mais e melhor.

O documentário trata sobre o consumo por meio de entrevistas realizadas com essas cinco pessoas, pessoas comuns, com opiniões diferentes sobre o consumo. Em São Paulo, a O2 Filmes entrou em contato com os empresários da Morada da Floresta que disseram que a maioria das pessoas consome por prazer momentâneo e que é possível viver com o necessário. Ao mesmo tempo, na zona Oeste de São Paulo, Jorge, o monge budista concordou com o casal dizendo que a maioria das pessoas compra por compulsão. Foi entrevistado também o palestrante Cláudio Diogo que discorda de Jorge e diz que consumo deve ser estimulado para a economia girar. Já Isabela é consumista e afirma que para ela o consumo é uma forma de terapia, a jovem assume que compra muitas roupas, sapatos e doces e que foi influenciada a aumentar seu consumo a partir do seu primeiro cartão de crédito, que recebeu com 16 anos. Desde de então ficou endividada, mas não deixa de comprar.


foto do filme
foto da internet

Após ver o filme concluímos que o consumo no Brasil está cada vez mais alto. As pessoas consomem muito, não por necessidade, mas sim para serem aceitas na sociedade como cidadãos, sem perceber que compram por compulsão. A mídia influencia as pessoas a consumirem exageradamente.

Devemos reduzir cada vez mais os gastos com coisas que não necessitamos de verdade.

O consumo por prazer deve ser visto com mais atenção por que ele vem causando um grande desequilíbrio no planeta.  Quanto mais é consumido, mais é produzido, com isso o lixo vai aumentando. A matéria-prima retirada de todos os lugares acaba se transformando em muitos resíduos, que vão para o lixão.  

O filme O Consumo deve ser visto para conscientização sobre o real valor do ato de consumir. É um alerta de que o consumo vem afetando diretamente a saúde do planeta e com isso afetando todos nós que só temos a Terra para viver.



Assista



Texto colaborativo dos alunos do Projeto Cozinha-escola e Projeto Quintais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário