quinta-feira, 20 de março de 2014

COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS


No dia 17/03 segunda-feira os alunos da UnB Cerrado, realizaram coleta de Resíduos Sólidos na cidade. 

Divididos em 3 grupos de trabalho: grupo 1: Cidade Alta, grupo 2: Praça da Rodoviária e  grupo 3:   Setor Paraisinho, acompanhados pelos tutores, os alunos recolheram resíduos sólidos secos com o objetivo de analisar os tipos de resíduos e sua quantidade nos dIferentes percursos. 

Durante a coleta foi observado que a maioria dos resíduos encontrava-se próxima às lixeiras, sendo a maioria plástico e caixinhas de suco. Os resíduos foram trazidos para o Centro UnB Cerrado, onde foi dada uma aula pela tutora Cristiane Meireles, que destacou o tempo que cada resíduo leva pra se decompor, bem como os impactos que estes causam na natureza (tempo de decomposição dos resíduos).

A tutora Cristiane explicou ainda que alguns resíduos como o metal  são reciclados e que outros como a garrafa pet  são reutilizados de outras formas. 



Percurso realizado no Paraísinho



resíduos separados por percurso

alunos separando os resíduos

tutoras Cristiane Meirelles e Cristiana 

Depois os resíduos foram separados e explicados pela tutora Cristiane. Observamos que os resíduos que mais foram coletados foram plásticos em geral (pets, seda, embalagens) e dessa coleta, os resíduos  que se pode reutilizar são: Garrafa PET, Caixas tetra pak.

Foi explicado também sobre a existência dos resíduos sólidos perigosos. Alguns tipos de resíduos sólidos são altamente perigosos para o meio ambiente e merecem um sistema de coleta e reciclagem rigorosos, com por exemplo: baterias de celulares e pilhas, que são formados por compostos químicos com alta capacidade de poluição e toxidade para o solo e a água.

Quando os resíduos sólidos são jogados em aterro sanitários acabam poluindo o meio ambiente, isto ocorre, pois muitos resíduos sólidos levam décadas ou seculos para serem decompostos.

Exemplos:
       (link da imagem)


O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.

O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.  Já uma lata de alumínio, por exemplo, pode ser derretida de voltar ao estado em que estava antes de ser beneficiada e ser transformada em lata, podendo novamente voltar a ser uma lata com as mesmas características.






Nenhum comentário:

Postar um comentário