quinta-feira, 20 de março de 2014

SEGURANÇA E SOBERANIA ALIMENTAR - OFICINA DE RÓTULOS

No dia 19 de março os alunos dos Projetos Cozinha Escola e Quintais tiveram palestra com Professora Drª. Lívia Penna - Nutricionista e professora do UnB Cerrado.

Foram explicados conceitos relacionados à alimentação:

Segurança Alimentar - é o direito de cada um de se alimentar da forma que preferir sem se preocupar com o que irá comer  no dia seguinte, consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base praticas alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental cultural a econômica e socialmente sustentáveis.

Segundo a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional – LOSAN (Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006), por Segurança Alimentar e Nutricional - SAN entende-se a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. 

http://mulheresemcirculo-luz.blogspot.com.br/p/nossos-encontros.html

                                                         Soberania alimentar é:




Depois de nos ensinar os conceitos acima a professora Lívia explicou que existe a necessidade de analisarmos os alimentos que iremos consumir no nosso dia-a-dia e que uma das formas de fazermos isto seria examinando os rótulos dos alimentos antes de comprarmos.

Os tutores haviam pedido que os alunos trouxesse de casa 2 rótulos de produtos que eram consumidos normalmente pela sua família, porque desta forma estaríamos analisando produtos que fazem parte da nossa realidade cotidiana.





Foram trazidos embalagens de manteiga, chocolate, biscoito recheado, macarrão entre outras. A professora Lívia fez a a leitura dos rótulos com os bolsistas e nos ajudou a realizar a análise. 





Ficamos surpresos com as substâncias que ingerimos sem nem mesmo saber, e os valores destas substâncias como, por exemplo, a gordura saturada e o sódio. E também por descobrir que os valores estão relacionados as porções e não o produto inteiro, o chocolate meio amargo que de gorduras totais possui 6.6 a porção, que são três quadradinhos de uma barra. Imaginem uma barra inteira!?


http://www.nitportalsocial.com.br


Podemos ver um exemplo de um grande teor de sódio veja abaixo.


http://fechandoziper.com/blog/alimentacao-saudavel


Podemos perceber que a quantidade açúcar que nos ingerimos no nosso dia-a-dia e muito grande, veja o exemplo na foto abaixo.


  http://clamordauniversal.com

Não aprendemos só o que não podemos consumir  na oficina, a Nutricionista Lívia nos mostrou que podemos comer à vontade frutas, cereais e grãos, com moderação alimentos de origem animal e massas e que devemos evitar (é difícil mas não impossível) salgadinhos, refrigerantes, balas, chocolates.

   
Texto escrito em conjunto pelos bolsistas do projeto quintais e Cozinha Escola: Amanda Ribeiro, Andrey Moreira, Dhessika santos, Raiana Rodrigues,Manoel Xavier, Maria Da Conceição, Rafael Barbosa, Taisa Souza, Walisson Sousa.

Referências

http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário