terça-feira, 25 de novembro de 2014

PALESTRA IRIS ROITMAN - CERRADO

No dia 27 de Outubro houve uma palestra com a Dra. Iris Roitman sobre o cerrado, um dos maiores biomas brasileiros e uma das savanas que fica no centro do Brasil e tem uma pequena valorização econômica e geográfica pois sofre constantemente com as queimadas e desmatamento da sua vegetação nativa. 

Professora Iris e Alunos.

Essa vegetação é dividida em vários tipos de fitofisionomias como campo rupestre, campo sujo, campo limpo, campo úmido, mata ciliar, mata de galeria, entre outros. O Cerrado abrange 5% da biodiversidade mundial e 30 % da biodiversidade nacional.
  
Professora Iris apresentando sua palestra à alunos e professores.

 O cerrado recentemente tem sofrido muito por causa das queimadas, a maior parte devido a criação de pastos para gado e produção agrícola. Como são queimadas geralmente anuais, a degradação é maior que a capacidade de resiliência (capacidade de retornar ao seu estado original após uma perturbação) impedindo assim o cerrado a retornar ao seu estado anterior à queimada.

Zé Preto mostrando plantas medicinais do Cerrado.

Mas mesmo sofrendo muito nesses últimos tempos por causa do aumento da industrialização, ele é um bioma adaptado à queimadas em intervalos de pelo menos 6 anos, isso significa que se ele sofre queimadas, o bioma pode se recuperar, além de ser muito resistente e capaz de rebrotar.


Zé Preto mostrando e falando sobre a Aroeira.

Após a palestra, houve uma saída de campo com  Preto (Varlei Oliveira Simões), que veio de São Jorge. Lá foram mostradas várias  espécies de plantas medicinais nativas do cerrado, suas propriedades e como utilizá-las. Como exemplo temos: 


  • Aroeira: sua casca é cicatrizante e as folhas são indicadas para o tratamento de febre e tosse.
  • Barbatimão: serve para tratar feridas, doenças de pele, corrimentos vaginais, gonorreia.
  • Jatobá: serve para cicatrizar feridas e tratar asma, doenças respiratórias e também é um vermífugo. 
  • Mangaba:  seu leite é bom para dor de barriga (consumir uma colher de sopa na água ou puro). Também é utilizado para sucos, geleias, sorvetes e contém vitamina A, B e C.

Zé Preto mostrando planta nativa do Cerrado.

Autores: Yanni, Daniel, Ítalo, Marcelo, Natália, Mieko e Othávio.


segunda-feira, 17 de novembro de 2014

VISITA AO MUSEU DA MEMÓRIA GARIMPEIRA


O grupo sócio cultural reuniu-se no dia 27/09/2014, para darmos continuidade a oficina de bonecos, com orientação dos professores Rafael, Samuel e Tânia.

Retornamos ao centro as 14:horas; para darmos início a nossa saída de campo para o vilarejo de são Jorge.

Em são Jorge nos visitamos o museu da memória garimpeira; onde fomos recebidos atentamente e caridosamente pelo professor Aguinaldo, posteriormente assistimos uma palestra sobre os garimpeiros e a história de são Jorge.

Mais tarde fizemos uma breve visita a casa de cultura cavaleiro de Jorge, para conhecer mais sobre a estrutura cultural da cidade e entender um pouco mais.
Retornamos ao museu do garimpo e assistimos um documentário sobre a história de são Jorge, onde os moradores marcavam suas histórias, para finalizarmos foi feito um debate entre grupo.

                             

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

PREPARAÇÃO DA OFICINA A SER DESENVOLVIDA NA ESCOLA ANA AGUIAR


As alunas do projeto Cozinha Escola organizaram oficina sobre o valor nutricional das frutas a ser desenvolvida no dia 22/10 na Escola Ana Aguiar, com os alunos 3° ano da turma da professora Marilene, nesta oficina além de todo os estudos teóricos  realizados para preparação da aula, o grupo decidiu organizar como atividade prática uma salada de frutas.

No encontro com os alunos as bolsistas sugeriram que cada aluno contribuíssem com algumas frutas, os alunos da professora Marilene acharam muito interessante e todos concordaram com a sugestão, então o grupo Cozinha Escola levou uma lista das frutas para que os alunos tivessem ideia de que frutas poderiam trazer. As frutas definidas foram: banana, mamão, manga, maçã, uva, abacaxi, e laranja. Essas frutas foram sugeridas porque são de fácil acesso e baixo custo e além do valor nutricional.

Acreditamos que essa Oficina será um sucesso, pois os alunos estão ansiosos e animados e nós do Cozinha Escola preparamos tudo com carinho e muita dedicação.


Fonte:http://www.receitabrasil.com/como-fazer-salada-de-frutas

OFICINA SOBRE NUTRIÇÃO APLICADA NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ANA AGUIAR

No dia 29 de outubro, o grupo do projeto Cozinha Escola realizou um oficina com os alunos do 3º ano da Escola Municipal Professora Ana Aguiar.




Alunas do Projeto Cozinha Escola apresentando sobre os valores nutricionais das frutas.


                                              


A prof . Marilene, a aluna Maria do Projeto Cozinha Escola e os estudantes do 3º ano 
cortando as frutas para a salada de frutas. Foto de Telma Gabrielle.

Foi exibido o video "Nutriamigos" e uma apresentação sobre os valores nutricionais das frutas; banana, maçã, laranja , mamão, abacaxi, uva e manga. Tudo foi explicado  num formato apropriado para idade dos alunos, para que pudessem compreender  tudo perfeitamente. Em em seguida as frutas foram lavadas e cortada juntamente com a ajuda dos alunos. Com a salada pronta todos degustaram.
Alunos degustando a salada de fruta

Foi uma experiência muito legal pois, contribuímos para o aprendizado dos alunos que interagiram e gostaram tanto da apresentação quanto da salada de fruta.

Alunos do 3º ano e bolsistas do projeto Cozinha Escola