quinta-feira, 16 de julho de 2015

CENTRO UNB CERRADO - PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO BÁSICO

O Centro de Estudos do Cerrado da Chapada dos Veadeiros – Centro UnB Cerrado é um espaço interdisciplinar, em que cultura, educação, conhecimento científico e tradicional coexistem como forma de promover a sustentabilidade socioambiental.
Tem como objetivo implementar políticas educacionais e de pesquisa para o conhecimento e difusão do potencial da região, capacitando profissionais para a pesquisa científica e efetivação de projetos que visem o desenvolvimento humano com responsabilidade socioambiental.
A partir da atuação de uma equipe multidisciplinar de docentes da Universidade de Brasília, o Centro desenvolve projetos e cursos de extensão, utilizando metodologias inovadoras, com planejamento participativo e privilegiando a prática e a ação-reflexão-ação. Assim, possibilita aos participantes desenvolverem ações que contribuam para o fortalecimento da cidadania proativa, com conteúdos voltados para a sustentabilidade, formando cidadãos autônomos, críticos e reflexivos, aptos a trabalharem com situações reais e de acordo com o contexto em que vivem, em prol da transformação da sociedade.
Trabalha em parceria com diversas organizações da sociedade e instituições públicas que têm atuação local e regional, por meio de seu Conselho de Programas e Projetos (conselho comunitário) e de parcerias em projetos e na realização de eventos.

PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO BÁSICO

O Programa tem como desafio deflagrar, na vida dos jovens, processo de mudança da lógica perversa do consumo, revalorizando e ressignificando a cultura local, que passa pela relação com o Cerrado, e revalorizando todos os tipos de conhecimento como instrumento de bem viver. Propõe um novo olhar, que contribua para afastar o interesse dos jovens das drogas e da violência.
Assim, trabalhamos tendo como objetivo geral, sensibilizar estudantes do ensino básico e instituições de ensino locais, visando à mudança de atitude do jovem na sociedade, tendo como base conceitos, princípios e valores voltados à sustentabilidade, que levem a relações sociais e ambientais mais justas, e que sensibilizem a todos para a ação cidadã pela vida.
O Programa envolve jovens, duas a três vezes por semana, nos horários contrários às suas aulas, em atividades teóricas e práticas, por meio do desenvolvimento de projetos relacionados à temática ambiental.
Teve início em 2011 com cursos de extensão. Em 2012 e 2013 a atuação dos bolsistas deu-se principalmente em projetos de cidadania em escolas e outras instituições de ensino, além de projeto do Parque Nacional e junto ao grupo Sociocultural (link para o blog unbcerrado).

sábado, 25 de abril de 2015

PROJETO QUINTAIS

O Projeto Quintais, proposto pelos bolsistas do Centro de Estudos UnB Cerrado, tem como objetivo sensibilizar as famílias de baixa renda de Alto Paraíso a produzirem seu próprio alimento e assim obterem uma alimentação mais saudável, iniciando um processo de construção da sua segurança alimentar.

Para alcançar esse objetivo o grupo Quintais se baseará no mapeamento dos bairros Novo Horizonte, Cidade Alta e Setor Planalto realizados nos anos de 2012 e 2013 pelo grupo Futuro Verde. Nesse mapeamento, foram descobertas quais casas possuíam hortas e/ou pomares entre outras práticas de agricultura urbana.

Neste ano os alunos estão realizando nova entrevista diagnóstica nas casas dos moradores que mostraram interesse em participar do projeto. O intuito é que as pessoas compartilhem suas necessidades, seus desejos e confirmem o compromisso de assumir o que for feito em seus quintais.

Após esse primeiro contado será feito um croqui do quintal e a apresentação de uma proposta baseada em técnicas agroecológicas. Em seguida o projeto será desenvolvido em parceria com os moradores, construindo os canteiros, composteiras, etc. Serão ensinadas praticas agroecológicas como cobertura do solo com matéria orgânica, adubação verde, entre outras.

Os alunos também realizarão saídas de campo para visitar os quintais mais antigos da cidade observando a diversidade possivelmente encontrada objetiva-se diagnosticar os bancos genéticos destes locais. Outra ação importante que está sendo desenvolvida é a criação do banco de mudas para serem replantadas nos quintais participantes do projeto.

Paralelamente, as atividades práticas, do projeto serão dadas palestras, aulas teóricas e os alunos farão pesquisas que forneçam subsídios para as ações junto as famílias. Já foram desenvolvidos os seguintes estudos: Conceitos e Praticas da Agroecologia Professor Cesar Barbosa (Sat Nam),  aula sobre Agricultura Familiar Organização Produtiva e Diversidade Sustentável. Professora Nilcionir Costa (Sônia).

Todas as ações do grupo também estão sendo divulgadas no grupo do projeto no Facebook.
                                 
Cada bolsistas tem a função de pesquisar e estudar sobre o seu tema, para levar a campo seus conhecimentos.



Acesse as pesquisas clicando AQUI






Escrito por: Lycia e Diego.



sábado, 18 de abril de 2015

PROJETO DE MONITORES SOCIOAMBIENTAIS DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS

Esse projeto visa buscar a preservação do Parque nacional da chapada dos veadeiros que é considerado patrimônio natural da humanidade pela UNESCO através de ações de conscientização, e de estudos diversificados sobre assuntos que englobam, em diversos aspectos, o PNCV. 

Esse projeto possui uma grande importância para a comunidade e para esta Unidade de conservação que tem grande importância biológica devido à presença de grande biodiversidade, contando com muitas espécies endêmicas.

Por meio da formação de monitores socioambientais será possível obter notáveis benefícios para cidade e para a população, visto que o projeto tem também como objetivo de envolver a população a fim de: aumentar os índices de conhecimento e de visitação na área do parque nacional; obter índices de satisfação que irão ajudar a aprimorar o planejamento no PNCV; conseguir obter melhorias na qualidade da visitação e na qualidade de vida dos moradores e também aumentar o desenvolvimento socioambiental.

O projeto ainda possui objetivos específicos na formação dos monitores socioambientais como a: 


  • integração da comunidade e de atividades ambientais no projeto
  • disseminação de informações e o conhecimento sobre a população; 
  • monitoramento de índices de visitação e da experiência dos visitantes e também o monitoramento dos resíduos sólidos na vila de são Jorge;
  • desenvolvimento de habilidades e conhecimentos dos monitores socioambientais através de aulas que envolvem temas ambientais e atividades de leituras e interpretação de textos; 
  • divulgação dos resultados do projeto em seminários e conferências ambientais; e,
  • ainda o aprimoramento do raciocínio e do conhecimento dos monitores socioambientais através da realização de atividades como relatórios e redações.

A equipe de monitores socioambientais conta com 10 alunos bolsistas do Centro UnB Cerrado que foram selecionados a partir do interesse e do perfil acadêmico, e a sua formação tem ocorrido através dos métodos já descritos acima. 

Além destas atividades, os alunos ainda receberão diversificadas aulas sobre: legislação ambiental básica, unidades de conservação e noções básicas de informática com a realização de trabalhos de tabulação e organização de dados no Microsoft Excel. Os alunos também se aprofundaram em temas já vistos que possuem grande importância como: código florestal brasileiro, sucessão ecológica, aulas de biologia, ecossistemas, e também diversos estudos sobre o bioma cerrado que é predominante na região.

Para nossa equipe, esse projeto tem uma enorme importância para nossa cidade, e para esses jovens bolsistas que irão adquirir informações de qualidade e também irão receber uma noção adequada do espaço onde vivem e da importância que este espaço possui e aprenderão desde já a cuidar e preservar a natureza. 

No projeto são trabalhados valores que a própria equipe determinou. São eles: Amor, Respeito, Seriedade, Comprometimento e Paciência.  Assim, o projeto também é responsável não só por formar monitores socioambientais mas também está formando cidadãos responsáveis, capacitados, ecologicamente corretos e com princípios e valores elevados e muito importantes. 


Saída de campo - by Isabela Gotinjo



Autor: Bruno Virgínio

segunda-feira, 6 de abril de 2015

PROJETO SOCIOCULTURAL

Universidade de Brasília
Centro UnB Cerrado
Projeto Sociocultural

O Grupo Sociocultural do Centro UnB Cerrado tem como objetivo promover pesquisas e atividades de extensão voltadas para a valorização da memória, da cultura, do patrimônio cultural e da economia solidária na Chapada dos Veadeiros, voltadas para o desenvolvimento regional sustentável da região.

É parte dos seus objetivos específicos envolver jovens bolsistas do Centro UnB Cerrado em discussõesrelativas à memória, à cultura, ao patrimônio cultural,  à economia solidária na Chapada dos Veadeiros e mostrar a importância da memória coletiva e do patrimônio como elementos de fortalecimento da identidade local.


Atividades para 2014

A. Ações voltadas para a preservação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em parceria com a Câmara Técnica Socioambiental;

B. ECOMUSEU: memória e história do garimpo – Plano Interpretativo para trilha garimpeira;

C. ECOMUSEU: organização do acervo sobre o garimpo;

D. Ações de economia solidária em articulação com ações do ECOMUSEU;

E. Participação em Seminários e em ações de extensão do Centro UnB Cerrado ao longo do ano.








quarta-feira, 11 de março de 2015

PROJETO COZINHA-ESCOLA


O Projeto Cozinha-Escola faz parte do Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa em Alimentação Sustentável e Produção de Alimentos.

Título: Cozinha-Escola em Alto Paraíso, GO: Espaço de Reflexão e Práticas em Segurança Alimentar e Nutricional como Estratégia de Superação da Pobreza


Objetivos

Geral 

Fortalecer a SAN a partir de uma cozinha escola comunitária, desenvolvendo valores ligados à cidadania, sustentabilidade, solidariedade e cooperação.


Específicos

  • Formar agentes multiplicadoras de EAN e SAN;
  • Desenvolver metodologias para EAN de forma integrada com os serviços de saúde, educação e assistência social; 
  • Identificar a produção de alimentos já existentes na comunidade;
  • Mobilizar processos comunitários em SAN;
  • Elaborar oficinas de culinária com ingredientes regionais;
  • Proporcionar cursos de promoção de alimentação saudável;
  • Localizar atores para capacitação profissional na área de alimentação;
  • Reconhecer e valorizar os conhecimentos tradicionais ligados às plantas medicinais e alimentos e preparações regionais;
  • Estimular a criação de espaços populares de comercialização de alimentos.

Planejamento das Atividades Cozinha Escola

Horários: Quarta feira à tarde: 14:30 às 17:30
                Quinta Feira de manhã 8:30 às 11:30



Oficinas Realizadas em 2014


Nº de Participantes:  25 por oficina, incluindo tutores e coordenação.
   
  
Apresentação da proposta e dos participantes: Alimentação e saúde. Dez Passos da Alimentação Saudável.Levantamento do que a comunidade gostaria de fazer em nossa Cozinha Escola.Elaboração de suco verde Pasta de banana verde e de ricota. Pão integral de gergelim. Degustação.

Cardápio equilibrado. Dinâmica de Elaboração de Cardápios. Degustação.


Hortaliças: Importância para a Saúde, vitaminas, minerais e fibras. hortaliças mais usadas nos quintais de Alto Paraíso (apresentação dos dados das pesquisas realizadas pelo Centro UnB Cerrado). Preparações: sucos, pastas, saladas, sopas. Degustação Alimentos.

Regionais: Recursos Alimentares do Cerrado - Professora Convidada: Luciana - Apresentação de filme sobre Extrativismo. Cadeia produtiva de um alimento do Cerrado. Ex Baru Preparações e utilização na culinária. Degustação.


Trigo: grão e suas quebras (farinha integral,branca, germe, farelo, trigo para kibe, trigo burgol). Uso e conseqüências do excesso do uso de trigo na sociedade atual. Preparação de quibe com abóbora com hortelã; Chapati (branco e integral) com patê elaborado com hortaliça de produção local. Chá para acompanhamento com ervas de produção local (capim limão, melissa).

Raízes: Mandioca, cará e inhame. Valor nutricional. Usos culinários. Preparação de panqueca e queijo de mandioca. Degustação. Professora Convidada: Arlene Silva.

Cereais: Arroz, Aveia, Milho, Quinoa, Amaranto

Sementes e Oleaginosas: Gergelim, Abóbora, Linhaça. Cocos locais ( indaiá, xodó). Castanha do Brasil, de caju, de barú. Gorduras saudáveis. Importância para o Organismo.

Leguminosas: Proteínas de origem vegetal.

Alimentos Funcionais. 

Alimento Vivo: Conceito. Germinação de brotos.

Plantas Medicinais do Cerrado: Professora Convidada Rossani.

Encerramento: cada participante traz uma preparação. Finalização do Semestre.


 Feiras e Atividades Paralelas

1° Semestre

Encontro para a Comunidade sobre Alimentação e Saúde: Prevenção de Obesidade, Diabetes, Câncer e Hipertensão Arterial. Em parceria com o CRAS no Grupo do Idoso


I Encontro Interno com a Equipe - trabalho interno e reflexivo com a Profa. Isabela

Data prevista: Abril de 2014

I Feira da Cozinha Escola: Final de Junho

2° Semestre

II Encontro Interno com a Equipe - trabalho interno e reflexivo com a Profa. Isabela


Data prevista: Junho de 2014

Palestra com a Comunidade sobre alimentação e Saúde ( data a definir)

III Encontro Interno com a Equipe - trabalho interno e reflexivo com a Profa. Isabela

Data prevista: Outubro de 2014

II Feira da Cozinha Escola - Encontro de Sementes - Devolução dos Resultados da Cozinha Escola para a Comunidade. Novembro de 2014.



Atividade
Mês
Responsáveis
Mobilização da Comunidade: Visita ao CRAS, Visita às Famílias em Insegurança Alimentar (Pesquisa) e dos Quintais.
Fevereiro
Março
Amanda, Cris, Sonia, Selma
Organização da Cozinha: espaço, equipamentos, local
Março
Amanda, Cris, Sonia, Selma
Oficinas  de EAN
Abril, Maio e Junho
Livia
Amanda, Cris: Vespertino
Sonia e Selma: Matutino
1° Encontro com a Comunidade
Abril
Selma e Cris
Encontros da Equipe ( Profa Isabela)
Abril, Junho, Setembro
Livia
1° Feira
Junho
Selma e Amanda
Recesso
Julho






 Ações para Mobilização da Comunidade


· Participar da reunião de Planejamento Quinzenal

· Indicação de famílias pelo CRAS

· Visitar Famílias em Insegurança Alimentar ( ver formulários de pesquisa)

· Famílias dos alunos do Centro UnB Cerrado ( indicação e visita)

· Famílias do projeto sobre os Quintais dos Bolsistas UnB Cerrado

· Associação Paulo de Tarso: conversa com Dona Romilda

· Conhecer os quintais

· Visitar os participantes quando necessário

· Estar presente nas oficinas, feiras e outras atividades.
Ações para a Coordenação da Feira

· Indicar produtos originários das oficinas e quintais.

· Visitar os quintais participantes

· Indicar itens a serem plantados no projeto dos quintais. Ex bucha, tomate cereja

· Coordenar a montagem e desmontagem da Feira, definindo as embalagens necessárias.

· Definir os valores, coletar e distribuir o dinheiro arrecadado entre os produtores e fornecedores. 



· No caso de Feiras de Trocas, executar as funções de coordenação ( coleta de materiais,e devolução, se for o caso).