Durante as aulas do projeto Cozinha-Escola ficou combinado que iríamos fazer uma visita ao casal Aldivan (Balança) e Luciana para conhecermos o trabalho desenvolvido pelo casal.
Ficou decidido que seria criado o seguinte roteiro de perguntas para ser respondido por eles esclarecendo assim suas ações para o grupo.
No dia 17 de Abril de 2014 fizemos a visita ao Balança e a Luciana e entrevistamos o casal que respondeu todas as perguntas, além de falar sobre o extrativismo dos frutos do cerrado. Segue a transcrição:
1-Pergunta: como surgiu a ideia de mexer com os frutos do cerrado?
R: preocupação com a preservação do cerrado, e também para valorizar os frutos do cerrado.
2-Pergunta: você pretende fazer isso para a vida toda?
R: Pretendo para passar o conhecimento para as demais pessoas.
3-Pergunta: você consegue se manter com o lucro?
R: Há dez anos fazendo o extrativismo, grandes lucros não se teve, mas dá para gerar alimentos pra duzentas e trezentas pessoas. A base do extrativismo que eles fazem é do cocó indaiá e carnaúba.
Eles fazem chocolates com sabor de pequi, buriti e jatobá, nessa visita foi muito boa para mostra pra nós alunas a importância do cerrado em nossa vida e como pode aproveitar do fruto que a natureza nos deu.
Durante a entrevista das alunas pra o Balança.
E logo depois formos degustar os chocolates dos sabores das frutas do cerrados que possui 50% de cacau e 10% de baru 10% de jatobá é e muito nutritivo.
|
barras de chocolate. |
Balança mostrou os óleos extraídos do pequi,buriti e do coco Indaiá.que são usados tanto na culinária,quanto no uso cosmético.
A Luciana e o Balança produzem também outros produtos: caputinos, farinha do mesocarpo de baru e jatobá, tarrine, as barras de chocolate com cereais e um sabão feito do coco indaiá. O casal vende seus produtos na Feira do Produtor Rural em Alto Paraíso. A feira acontece aos sábados pela manhã e as terças feira à tarde.
Alunas: Raiana, Telma Gabrielle e Walison.